Fala, pessoal! estou sumida ultimamente, mas vocês sabem que quem é vivo sempre aparece. Eu estou em processo de mudança de casa, então há muito a ser feito e a rotina está um caos. Justamente por isso, não estamos planejando nossas refeições direito, e constantemente falta algum dos ingredientes para fazer comida (ou falta a disposição das cozinheiras mesmo).
Hoje vou trazer para vocês uma receita simples que eu aprendi com a minha mãe e adaptei para o meu gosto (eu prefiro temperos marcantes, peso a mão na pimenta meeesmo). Vou mostrar como seria a receita no mundo ideal, mas também como improvisar caso algum ingrediente esteja faltando.
Receita de molho de tomate
![]() |
| Foto: 8photo, Freepik. |
O molho de tomate salva vidas. Primeiro, porque é gostoso, e segundo, porque combina com tudo. Se você tiver um pacote de macarrão em casa, ou batata (para fazer purê), ou fubá (para fazer polenta), sua refeição está pronta, sem precisar descongelar carne na marra ou correr para o mercado. Em momentos mais críticos, dá até pra comer arroz com molho de tomate ou pão com molho também, fica uma delícia. Vamos à receita:
Ingredientes:
1 cebola pequena cortada;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
2 tomates picados sem pele e sem sementes;
1 molho de tomate pronto;
1 cubo de caldo de legumes;
Pimenta, cominho e ervas a gosto
Modo de preparo:
Pique a cebola e frite os cubinhos no azeite de oliva. Adicione os tomates na panela e deixe desmanchar, mexendo de vez em quando para não grudar. Adicione o molho pronto e os temperos, deixe ferver por uns 5 minutos.
E se eu não tiver algum ingrediente?
Esse molho é muito versátil e por isso mesmo salva vidas. Não tem cebola? Pode fazer sem, se tiver alho e pimentão dá pra colocar pra dar um tchan, mas pode fazer só com o tomate também. Não tem tomate? Abuse do molho pronto. Não tem molho pronto? Abusa do tomate. Não tem nenhum dos dois? Aí você pode usar creme de leite, mas o molho deixa de ser de tomate.
O azeite de oliva pode ser substituído por qualquer óleo vegetal e até mesmo margarina. Caldo de legumes pode ser substituído por caldo de galinha, de carne, tempero pronto, ou só sal (aí você capricha nos temperos que tiver em casa). É simples e barato para improvisar em casa.
E comer com o quê?
Vou passar as três receitas super poderosas que são muito rápidas e fáceis para a hora do sufoco.
Essa não é a hora de ser exigente, qualquer tipo de macarrão que você tenha em casa serve. Cozinhe o macarrão em água fervente, adicione 1 colher de sopa de sal na água, e depois de cozido escorra e sirva. Moleza.
Purê de batatas
O purê para uma pessoa é feito de 2 batatas grandes, ½ colher de margarina e ½ xícara de leite quente. Mas, se você não tiver margarina ou leite, dá para comer só a batata cozida com o molho. Ah, e pode ser batata monalisa, salsa, roxa, o que tiver. Purê de mandioca ou batata doce também vale.
Para o purê, lave e descasque as batatas e coloque para cozinhar em uma panela com água quente. Quando as batatas estiverem bem cozidas, quase desmanchando, desligue o fogo, escorra e amasse as batatas em algum prato ou travessa. Misture o leite e a margarina e voilá, está pronto o sorvetinho.
Polenta
Não ter macarrão e batata acontece com frequência, agora para essa última receita você só precisa ter fubá em casa. Adicione 7 xícaras de água para cada xícara de fubá em uma panela (calcule ½ xícara de fubá por pessoa que vai comer). Adicione 1 colher de sopa de óleo de soja e 1 colher de sopa de sal à mistura.
Leve a panela ao fogo e mexa bem até engrossar. Quando a polenta começar a espirrar, tampe a panela (para não se queimar) ou mexa com mais força. Depois de uns 3 minutinhos fervendo, a polenta está pronta!
Qualquer uma dessas escolhas fica pronta em menos de 30min e o molho é rapidinho de fazer também. Na próxima compra do mercado, lembre de comprar bastante tomate e molho pronto para essas horas. É uma receita simples que fica deliciosa e não precisa de um planejamento prévio.
E aí, gostaram da dica?

Comentários
Postar um comentário