Receitas fáceis dignas de book fotográfico

 A minha história com a cozinha começou cedo - meus avós maternos eram donos de um restaurante de frutos do mar e a minha mãe cresceu com um certo requinte de paladar (alô, Projota? Brincadeira, minha mãe jamais desdenharia de um strogonoff). Então eu não curtia cozinhar porque nunca ficava no nível esperado.

Não quero reforçar o estereótipo de que mulher cozinha para o marido, mas no meu caso, é verdade - eu só aprendi a cozinhar quando comecei a namorar. Foi mais fácil aprender a cozinhar com o Gabriel, até porque ele nunca deixa a comida ir fora, mesmo que tudo dê errado. 

E eu errei muito, até receitas fáceis. As receitas não são escritas para quem não sabe cozinhar. Como eu vou temperar à gosto algo que eu nunca comi?? “Mexa até ficar no ponto”. Qual é o ponto??? E com isso chegamos ao texto de hoje. 

Eu trouxe receitas totalmente explicadas, para dar tudo certo, você ficar feliz e exibir o seu prato para quem quiser. Ah, e as receitas são originais, viu, então se for compartilhar, lembra de creditar o blog. 

Rondelli ao molho de palmito

Vou começar com essa receita criada para o aniversário de 1 ano de namoro (jesus, o Gabriel vai odiar essa pieguice). Mas é verdade, foi criada para isso mesmo. 


Parece complicado, mas vamos com calma que vai dar boa.


  1. Pique a cebola e moa o alho. Corte o tomate em 4 partes, para remover o líquido e a semente, depois, pique e reserve. Pique o palmito (pedaços grandes) e reserve.

  2. Antes dessa parte, deixe o extrato, o creme de leite e os temperos por perto. Coloque a margarina em uma panela média, junto com a cebola e o alho, e leve ao fogo. Espere a margarina derreter e a cebola fritar (cerca de 4 minutos), mexa de vez em quando. 

  3. Adicione o tomate picado e o caldo de legumes. Mude o fogo para baixo, tampe e espere uns 4 minutos. Acrescente o extrato de tomate, a pimenta branca, a noz moscada e o sal, misture. 

  4. Adicione o creme de leite, e fique esperto para não deixar ferver muito. Mexa, mexa, mexa! Por fim, misture o palmito. Assim que estiver misturado, tudo cor de rosa, você pode desligar o fogo, cobrir a panela e deixar ela lá. 

  5. Estenda a massa em um balcão, com a parte de plástico para baixo e corte o quanto você quiser. Eu costumo cortar 3 folhas de aproximadamente 30cm. Passe o requeijão sobre toda a superfície da massa estendida, como se fosse uma fatia de pão. Agora posicione as fatias de queijo lado a lado pela massa.

  6. Enrole a massa, a pressionando para fazer um rolo apertado, que nem cartolina de escola. Enquanto enrola, vá removendo o plástico e tome cuidado para não deixar plástico no meio do rondelli. Terminado o rolo, pré aqueça o forno em 180º. 

  7. Pegue uma travessa de lasanha e lambuze o fundo dela com o molho. Agora você volta no rolo e corta rolinhos na espessura de 3 dedos. Coloque os rolinhos na travessa, sem encostar um no outro. Por fim, vire o molho em cima dos rolinhos. Cubra com papel alumínio, lado fosco para cima. Leve ao forno por 40min. 


Dicas: Sente-se para cortar as coisas, leva um tempinho. Ao tampar a panela com os tomates, ele deve ficar desmanchado, com uma aparência de molho, se ainda estiver duro, espere mais um pouco. Se você for ralar a noz na hora, meça na colher de chá mesmo assim, muita noz pode estragar o molho. Antes de adicionar o sal, prove o molho, às vezes, dependendo da margarina utilizada, nem precisa. Após 40min de forno, espete a massa com um garfo, se estiver mole, está pronto. É normal levar mais tempo, até 1h20min, dependendo do forno. 

Torta cremosa de abobrinha

Modo de preparo


  1. Lave as abobrinhas e rale, com casca e tudo, na parte grossa do ralador. Reserve em um pote grande o suficiente para caber todos os outros ingredientes. Pique a cebola, moa o alho, pique os tomates (sem sementes), e reserve tudo nesse pote.

  2. Adicione no pote o queijo mussarela cortado em tiras e os temperos, misture bem. 

  3. Em uma tigela ou no liquidificador, bata os ovos, a farinha, o leite, o óleo, e, por fim, o fermento (dá pra bater na mão, a massa é bem líquida).

  4. Unte uma travessa com óleo ou margarina, e lambuze o fundo com um pouco de massa (gaste pouca massa, cerca de 1/4). Pegue o seu pote com as abobrinhas, cebola e temperos, e insira TODO o recheio na travessa. Depois, jogue a massa por cima do recheio, e por fim, polvilhe o queijo ralado e a farinha de rosca (faz uma casquinha em cima depois de assado).

  5. Agora é só levar ao forno pré-aquecido, e deixar assar por 40min à 200º. 


Panqueca de brócolis ao molho branco


Panquecas de carne moída e de queijo estão muito batidas. Vamos de receita nova. Essa receita foi criada pela minha mãe quando a minha irmã se tornou vegetariana e rapidamente conquistou o coração da família toda.


  1. Lave o brócolis e corte em pequenas arvorezinhas. Cozinhe em uma panela com água até o brócolis ficar macio (cerca de 15 minutos).

  2. Leve ao fogo uma panela média com a margarina e a cebola picada, deixe fritar. Em uma leiteira, dissolva o amido do milho com parte do leite, e adicione a mistura na panela. 

  3. Coloque o restante do leite e mexa constantemente, sempre no mesmo sentido. Adicione a pimenta branca, a noz moscada e o sal. Mexa até engrossar e desligue. Dica: Se o molho não engrossar, dissolva um pouco mais de amido e adicione, ou ainda misture um creme de leite (lembrando que não pode deixar o creme de leite ferver muito, se não ele coalha).

  1. No liquidificador, bata o trigo, o ovo, o leite, o sal e, por último, o fermento. Aqueça uma frigideira, unte com óleo ou margarina, e despeje a massa da panqueca (o suficiente para cobrir o fundo, não faça a panqueca muito espessa). Espere a parte de baixo fritar (ficar sólida), e vire a panqueca, com uma espátula. Continue o processo até acabar a massa.

  2. Estique as massas fritas da panqueca e preencha com 1 colher do molho. Se você colocar muito recheio, a panqueca não fecha. Enrole, e reserve, siga o processo até terminar todas as panquecas. Se quiser, pode polvilhar cebolinha e queijo ralado por cima da panqueca.


Por hoje é só, quem fizer as receitas me manda a foto no insta @kassia_calonassi. Espero que você goste!

Comentários