Você sabia? Curitiba vai ter desfile de Carnaval sim!

Fala pessoal! É semana de feriado e eu estou em Ivaiporã, Paraná, passando um tempo com o meu mozão <3 Hoje eu vim contar para vocês que Curitiba terá Carnaval na pandemia, sim! Mas de forma segura. Pouca gente sabe, mas existem várias escolas de samba na cidade - elas dão aulas de samba e de instrumentos e preparam um desfile todo ano.

Em 2021, a Fundação Cultural de Curitiba uniu as escolas no evento Carnaval Virtual, e as escolas participantes filmaram desfiles nos pontos turísticos da cidade - como Parque Barigui, Jardim Botânico e Passeio Público. A divulgação desses vídeos teve início na segunda-feira (08) e continua até terça-feira (16). Você pode acessar gratuitamente no Facebook, no Instagram e no Youtube da Fundação Cultural de Curitiba, e também no Coreto Digital do Passeio Público.


Todas as fantasias da Leões da Mocidade são feitas de materiais recicláveis. Foto: Facebook Leões da Mocidade, 2021.


Pode não ter a mesma graça do Carnaval de Rua, mas é muito importante participarmos de eventos culturais no modelo online. A pandemia tem sido muito difícil para os artistas, que não têm como pagar as contas. William Lenerneier, Diretor de Carnaval da escola Leões da Mocidade, contou que a escola se manteve por doações dos participantes.

A escola é a única do Paraná a possuir um Ponto de Cultura: “Não somos somente uma agremiação que promove carnavais, buscamos criar uma entidade que discuta a arte popular e a propagação da cultura em geral.”, revelou o sambista. O vídeo da Leões foi divulgado ontem (09) e é uma pequena parte de tudo que eles planejaram para o Carnaval 2021: 

“Já tínhamos um enredo encaminhado e montamos grupos de trabalho para confecções de fantasias, pois não pensávamos que a pandemia se estenderia por tanto tempo”. - William Lenerneier.



A escola Imperatriz da Liberdade, no entanto, foi pega de surpresa pelo convite da Prefeitura. Sem ensaios e fantasias, a solução encontrada foi reeditar o carnaval apresentado em 2019, com o tema do Orixá Ogum. O Mestre Marquinhos, mestre de bateria da escola, contou que a gravação foi realizada no Passeio Público com 25 participantes - o máximo permitido. 

Os vídeos são bem curtinhos e estão cheios de espírito carnavalesco. Assista e depois emende com uma playlist de marchinhas para matar a saudade. E você, como vai passar o Carnaval?

Comentários