Recomendação: livro “A Troca”


Hoje vim recomendar para vocês o mais novo (porém não tão novo assim) livro da editora Intrínseca. Confesso que comprei ele na black friday e a meta era ter resenhado para vocês beeeeem antes, mas sabe como é né… Fiquei assistindo a filmes de Natal, Bridgerton, O Mundo Sombrio de Sabrina, Disney+ e o livro foi ficando. Finalmente, semana passada eu comecei a leitura, terminei em poucos dias e cá estamos nós!

Antes de mais nada, gostaria de falar um pouco sobre Teto Para Dois. Esse foi o primeiro livro publicado de Beth O’leary e simplesmente o melhor livro que eu li em 2020. Nele, uma editora de livros “faça você mesmo” e um enfermeiro dividem o apartamento, mas nunca se vêem. Ela ocupa o apartamento durante a noite e ele, que trabalha à noite, o ocupa de dia. 

Parece improvável, mas é muito fácil se identificar com essa história. Eu me identifiquei tanto com a sensação de conhecer alguém sem a vê-la (no momento em que tudo era à distância...) quanto com as dificuldades de abrir espaço para outra pessoa. Meu namorado veio morar aqui e o máximo que consegui para ele foi ¼ do guarda roupa… Brincadeiras à parte, Teto Para Dois é incrível, se você ainda não leu, leia.



A Troca, por sua vez, conta a história de Leena e Eileen, neta e avó. Leena é uma consultora de sucesso em uma grande firma de Londres, mas o seu desempenho profissional não é o mesmo desde que perdeu a irmã, Carla. Depois de surtar, ela é afastada do trabalho e tem que parar de fugir do que aconteceu. Eileen é uma senhora atarefada, muito envolvida nos assuntos de Hamleigh, mas, quando o marido a deixa, sua confiança fica abalada e ela se sente só. As duas, então, decidem trocar de casa e de vida por um tempo, respirar novos ares e se redescobrir. 

Esse livro é menos identificável, principalmente no ambiente “cidade pequena”. Em vários momentos do livro, os vizinhos fazem reuniões semanais para debater assuntos da cidade e organizam eventos. Isso não é habitual no Brasil, nem nas cidades pequenas. Me lembra a série Gilmore Girls, na qual o prefeito fazia reuniões semanais com os moradores da Stars Hollow. Também foi difícil para me identificar com as personagens principais. Uma é absurdamente bem sucedida para a idade (quem dera né?), e a outra é uma idosa cheia de energia e aventureira (me deixa no chinelo). 

Por esses motivos, A Troca não me cativou tanto quanto Teto para  Dois, mas acho que a leitura vale a pena para quem gosta de livros de romance. O bom da escrita de Beth O’Leary é que as histórias são maduras (não adolescentes, no caso) e sem tantas tragédias (cof cof Nicholas Sparks). É leve e divertido, perfeito para quem está enferrujado nas leituras ou cansado, e só quer passar o tempo. Ah, e se você não leu nenhum ainda, lê esse primeiro e depois vai para Teto Para Dois. Eu, pelo menos, prefiro deixar o melhor para o final. 

E falando em deixar o melhor no final, tenho uma informação para você: A Troca vai virar filme! A produtora Amblin Partners, liderada por Steven Spielberg, está adaptando o filme, que ainda não tem data de lançamento. Rachel Brosnahan, estrela da série The Marvelous Mrs. Maisel (disponível na Amazon Prime Video), dará vida à Leena, e também é produtora executiva juntamente com O’Leary, a autora. Não se sabe ainda quem fará a Eileen. O roteiro, por fim, é responsabilidade de Bekka Bowling (Lovesick) e a produção é de Kristie Macosko Krieger (The Post A Guerra Secreta).


Ficou interessado? Vai assistir ao filme quando sair? Conta nos comentários!

Se você gosta desse tipo de livro, não deixe de conferir a resenha de Amor & Gelato e Amor & Sorte, feitas anteriormente aqui no blog!  

Comentários