Seja bem-vindo a Dezembro: Presentes, comilança, praia… A melhor época do ano! Mas e quando esse ano é 2020? A pandemia alterou planos, e mesmo quem vai comemorar à moda antiga, não está no humor antigo. É o humor 2020: cansaço, tédio e solidão. E o maior canal de streaming do mundo está contando que a gente se sinta assim e compense assistindo a não um, não dois, mas milhares de programas natalinos.
O que começou em 2017 com o filme “O Príncipe de Natal”, virou um investimento de milhões em comédias românticas que se passam nesse feriado. Infelizmente, muitos deles têm roteiros não só clichês, mas ruins, básicos. Assume-se que fãs de comédia romântica vão shippar qualquer casal - o que não é verdade. O que vale a pena assistir então nessa enxurrada de mesmice? Aqui vão algumas sugestões, livre de spoilers. Em breve analisarei filmes natalinos não românticos aqui no blog, como Crônicas de Natal e Uma Invenção de Natal. Inscreva-se no blog para não perder!
Dash & Lily (série)
Essa série natalina, lançada em novembro deste ano, encantará os fãs de “Eu Nunca”, “Sex Education” e “O Mundo Sombrio de Sabrina”. Tem tudo que uma série adolescente boa deve ter: trama engajada, protagonistas imperfeitos (que fazem escolhas duvidosas), personagens secundários bem desenvolvidos e uma dose moderada de clichê. Entre as produções natalinas, é a que tem o roteiro mais complexo, por ser adaptação do livro “O caderninho de desafios de Dash & Lily”.
Você já viu um filme que os personagens se apaixonam do nada? Nem se conhecem, mas rola um clima e é amor eterno, felizes para sempre. A grande vantagem do formato série, é que dá para ver os personagens se apaixonando aos poucos — e ainda sobra tempo de tela para tudo dar errado. É possível assistir tudo em um dia e sair de coração quentinho. Além disso, como a série foi um sucesso e existe um segundo livro, a chance dela ser renovada é alta.
Namorado de Natal (série)
A premissa é um tanto clichê — por pressão familiar para se casar, a personagem diz para a família que está namorando e precisa encontrar um namorado até a ceia de Natal. Namorado de Natal é uma série norueguesa, com apenas seis episódios curtinhos, lançada em dezembro do ano passado. A sinopse não diz nada que não vimos antes, mas a trama promete boas risadas e até ensinamentos de vida.
Vale a pena assistir só para ouvir o idioma e ver as paisagens da Noruega. Mas, em relação à trama, a história fugiu do clichê de existir apenas uma pessoa certa para a protagonista (sem cair no clichê de triângulo amoroso). Johanne explora o mundo dos encontros e aprende muito sobre ela mesma - acompanhada de amigos engraçados e leais, que iluminam vários episódios. A melhor parte é que a segunda temporada dessa série está prontinha e será lançada 18 de dezembro.
Missão presente de Natal (filme)
Apesar de ser catalogado como comédia romântica, Missão Presente de Natal, lançado em novembro deste ano, entrega muito mais do que romance. A sinopse aparentemente clichê de inimigos que se apaixonam, esconde o verdadeiro propósito do filme — falar sobre caridade. O enredo mergulha no espírito natalino e mostra sacrifício, força de vontade e união para fazer o bem ao próximo. Tudo isso baseado em fatos reais. Entre os filmes natalinos da Netflix, esse é sem dúvida o que mais me tocou, e é ótimo para assistir com a família inteira. Precisa dizer mais?
Amor com data marcada (filme)
Lançado em outubro deste ano, o filme Amor com Data Marcada teve uma forte campanha de divulgação pela Netflix e muita gente já assistiu. O filme cai em vários clichês, mas se você procura um filme para passar o tempo, essa é uma das melhores opções. Comparado ao restante do catálogo natalino, esse filme tem a vantagem de ter um elenco mais talentoso (e mais caro) e conter piadas adultas. Se é isso que você procura, não tem erro.
E o que não assistir?
A princesa e a plebeia (filme)
Nem a nostalgia do filme da Barbie com o mesmo nome faz esse filme valer a pena. Protagonizado pela Vanessa Hudgens, nossa eterna Gabriella Montez de High School Musical, o roteiro não entrega nada — as personagens não tem personalidade, as ações não têm consequências e o romance é forçado demais. O filme foi lançado em 2018 e voltou a ficar em alta agora com o lançamento da continuação da trama. Fica avisado que esse filme é 0% recomendado para qualquer pessoa com mais de 12 anos. Tampouco assista ao outro filme natalino com a mesma atriz, “Um passado de presente”. Eu avisei.
Sintonizados no amor (filme)
Amigos descobrem que são algo mais, um dos clichês favoritos dos fãs de comédia romântica. O filme não é de todo ruim, mas a atuação dos atores principais não convence e não tem um único personagem secundário que consiga carregar a trama. O roteiro também deixou várias questões em aberto — nada é dito sobre como os personagens chegaram onde estão, nem para onde vão. Vale a pena assistir se você estiver com insônia.
E você, assistiu algum desses títulos? O que você achou? Tem outro romance natalino para recomendar? Conta nos comentários e depois corre atualizar a sua lista da Netflix.


Comentários
Postar um comentário