Destinos de viagem (sem sair de casa)

Conheça a Itália e a Irlanda com os livros de Jenna Evans Welch

"Superar alguém não é algo que se faz uma vez só". Foto: Kássia Calonassi.

Chega o verão e todo mundo quer viajar, mesmo enfrentando horas de engarrafamento e indecisão familiar sobre onde ir. Neste ano, a realidade é outra, mas nada impede que a gente desdobre o mundo mesmo assim. Afinal, quem nunca ouviu o clichê de que quem lê viaja por todos os mundos?

As recomendações de hoje são livros mamão com açúcar, cheios de emoção e com cenários deslumbrantes Itália, em Amor e Gelato, e Irlanda, em Amor e Sorte. Não existe momento melhor para ler esses dois livros do que em plena pandemia. Por quê? Porque são histórias sobre perda, medo, superação, família e amizade, coisas que estão mais presentes do que nunca em nossas vidas. E, de quebra, dá para sonhar com viagens futuras para a Europa e matar a saudade do mundo exterior. Vou falar um pouco mais sobre cada um dos livros, primeiramente sem spoilers, e depois trocar uma ideia com quem leu o lançamento. Espero que gostem!


Amor e Gelato (2016) - sem spoilers


"Uma vida sem verão é como um ano sem amor". Foto: Kássia Calonassi.


É o primeiro livro de Jenna Evans Welch e fez sucesso em 18 países diferentes. A protagonista, Lina, perde a mãe para um câncer, e a partir disso segue o pedido da mãe: ir à Florença conhecer Howard, o pai que ela nunca tinha ouvido falar. Na Itália, ela descobre que isso é apenas uma das coisas omitidas pela mãe, e passa a se perguntar se realmente a conhecia. Com muito mistério, aventura, turismo e, claro, amor, esse livro promete entrar para a lista de queridinhos dos fãs do gênero. 


Amor e Sorte (2020) - sem spoilers


O segundo livro da autora não é uma continuação, mas acontece no mesmo universo que o primeiro. Dessa vez a protagonista é Addie, melhor amiga de Lina, que está sofrendo com o que aconteceu entre ela e Cubby. As coisas saem do controle quando ela briga feio com o irmão Ian no casamento de sua tia, na Irlanda. Como punição, a mãe deles os obriga a passar tempo juntos, o que levará os dois a uma aventura guiada por um livro achado no hotel: “Irlanda para corações partidos: Um guia não convencional da Ilha Esmeralda”. 


SPOILER ALERT!


Sobre Amor e Sorte


O problema de Amor e Sorte é suceder Amor e Gelato. A expectativa criada pelo primeiro livro não é justa e me impediu de aproveitar mais a história irlandesa. É um livro bom, mas não é Amor e Gelato. Dito isso passo para a segunda e mais importante questão: Só eu achei que rolava um clima entre Rowan e Ian? Confesso que fiquei um tanto decepcionada da autora não ter escolhido esse caminho. Shippei tanto esse casal sem nome de shipp (porque os nomes rimam), que quando surgiu o casal Rowan e Addie, não consegui shippar nem um pouco e até peguei ranço dela pela talaricagem. 

Ok, talvez eu tenha visto coisa onde não tinha, mas de todo modo, acho que o casal não combinou - até o atendente da pousada tinha mais química com a Addie. E saber que eles ficariam juntos estava estragando o livro para mim. Até vir o final. O final me surpreendeu. Não pela revelação do que aconteceu com Cubby, mas porque o casal não ficou explicitamente junto. Se gostaram? Sim. Vão ficar juntos e lidar com a distância? Só Deus sabe. E isso me fez confiar mais na história. Se eu tivesse escrito, Addie estaria sem disposição para se apaixonar de novo e o casal seria Rowan e Ian. Mas, tudo bem, aceito a sua ideia, Jenna (mentira, estou no aguardo das fanfics).



E você? Leu algum desses livros? O que achou? Conta nos comentários!



Comentários